terça-feira, 17 de maio de 2011

Andar Descalço

Ooooooiiiiiiiiiiii!! Tudo bem Xu's?




Sempre escuto mamães falando com as crianças, isto hoje em dia, para ir colocar o chinelo, para não andar descalço, etc, etc... E depois que crescem, escutam o marido falando, os filhos e também falam com os mesmos. Eu já sou o contrário, falo sempre para quem está a minha volta para andar descalço e falo dos benefícios que isto traz a saúde.


Mas eu aprendi desde pequena a andar descalça e adoro!! Lembro-me que ia para a roça do meu Vô Din (Vovô Geraldinho), e ficava andando descalça pelo terreno, no meio do mato, na beira do rio. Minha avó Lilia falava com minha mãe para deixar eu andar descalça, que faz muito bem para a criança. Você sabe o porque disto fazer bem?




Ao andarmos descalços estimulamos as terminações nervosas que existem em nossos pés o que vem a favorecer o bom funcionamento do organismo e ainda ajuda a recuperar o equilíbrio perdidos no mesmo.


Listei abaixo alguns benefícios que se tem ao andar descalço:

  • No verão, andar descalço dá um efeito de resfriamento sobre o corpo, principalmente andar descalço na grama verde na parte da manhã.
  • Andar descalço melhora a função circulatória, porque o movimento que você recebe do seu pé ao caminhar descalço ativa uma série de músculos em seus pés e pernas, o que ajuda a bombear o sangue de volta ao seu coração. Esta ação muscular impede o acúmulo de sangue nos pés e pernas, reduzindo o estresse em todo o sistema cardiovascular e redução da pressão arterial. É por isso que andar descalço é recomendado para evitar problemas nas veias. 
  • Andar descalço, proporcionando relaxamento para os pés cansados.
  • Também tem provado ser um remédio eficaz para se livrar do problema do pé chato.
  • Andar descalço oferecer uma oportunidade para construir um contato direto com a natureza. Isto não só irá tirar da sua mente as tensões diárias e relaxar o corpo, mas também rejuvenescer a sua mente e aumentará seus níveis de energia.
  • Andar descalço ajuda a endireitar os dedos e impede a sua deformidade. Também melhora a força dos músculos flexores.

Na cidade grande é complicado andar descalço em meio a tantas ruas cimentada, onde se vê concreto por todos os lados. Mas também há sempre uma praça perto da sua casa, ou o jardim do seu prédio. Se você mora em casa e tem o seu próprio jardim, melhor ainda, tem o seu lugar particular para descarregar as energias e cuidar da sua saúde.

Mas em qualquer lugar que você for é bom tomar alguns cuidados por segurança:

  • Olhe sempre para onde você irá pisar. Evitando assim perigos, como colocar os pés sobre algum objeto cortante ou pisar na caca de um cachorro.
  • Caminhando sob galhos de árvores significa que você precisa tomar cuidados extras.
  • Tome especial cuidado ao andar por áreas onde é difícil ver o chão, por exemplo, quando andar pela grama que estiver muito alta, etc
  • Certifique-se que você não esta andando sobre áreas de riscos, como cobras venenosas ou de resíduos industriais.
  • Quando você chegar em casa, lavar os pés com água e sabão e certifique-se que não existem insetos em sua pele. Use uma escova macia para auxiliar na limpeza.

Caminhar é um dos melhores exercícios. A ligação que você faz com o chão em cada passo ajuda a equilibrar a energia, enquanto fortalecimento e tonificação suas pernas e sistema respiratório. Você deve tentar andar descalço tanto quanto possível, é útil para a estrutura óssea dos pés auxiliando a funcionar de acordo com a sua forma natural.
Um poema da Camilla di Lucca:



"O homem desaprendeu a andar descalço.
Se prendeu a seus calçados,
Se perdeu em seus passos
pela vida de caminhos incertos.

O homem se caracteriza por seus calçados.
Se entrega por seu jeito de andar, 
Se perde ao andar descalço,

por sentir o mundo frio e real
do qual tenta se isolar."




Bjocas

Nenhum comentário: